16 3972 2377
Nosso email
Este é o quinto volume da Coleção Desvendando. Já desvendamos a bateria da escola de samba, o grupo de maracatu, a banda de rock, a orquestra de frevo e, agora, vamos desvendar juntos o regional de choro.
Há muito tempo não vemos a música genuinamente brasileira na mídia, isto é, no rádio, na televisão e em outros meios de comunicação populares.
Com o choro (ou chorinho) não é diferente. Embora tenhamos clubes de choro no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília, em Belo Horizonte, e em outras cidades, o choro parece ter sido definitivamente banido da mídia, mas não do imaginário musical do Brasil.
Assim como é muito interessante saber como funciona o motor de um carro, uma usina hidrelétrica, a organização de uma colmeia, o congresso nacional etc., é muito prazeroso, também, desvendar o funcionamento de um grupo musical. No mundo, pouquíssimas pessoas que não são ligadas ao universo da música fazem ideia de como os instrumentos produzem som; de qual é a função de cada um nos seus grupos; de como é a sua relação entre si etc. Então, mais uma vez, estamos confiantes de que os pequenos leitores deste livro se surpreenderão com as informações nele contidas.
Uma coisa é certa, você começará a lê-lo sabendo que choro não é somente aquele ruído que faz o bebê quando está com cólica. O choro é muito mais que isso: é um gênero de música genuinamente brasileiro, surgido no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro.
Estamos certos de que na próxima vez que você vir um bandolim não o confundirá com um cavaquinho, assim como saberá identificar alguns dos muitos tipos de flauta.
Portanto, sem chororô, continue a leitura e, aos poucos,vá desvendando a riqueza sonora do nosso país, por meio das melodias dolentes do chorinho. Certamente, será um trabalho muito prazeroso.